Esse blog faz parte do projeto "Blogando: o uso do blog como ferramenta pedagógica", da disciplina Leitura e elaboração de textos acadêmicos I, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense/RJ. O blog visa auxiliar os alun@s na prática de leitura e produção textual, requisito da vida acadêmica, funcionando como uma ferramenta de apoio didático. Para tal, estaremos "bloggando" no intuito de postar textos sobre os conteúdos da disciplina, além de informações afins.
Saudações acadêmicas, Prof. Dr. Fabiano Pries Devide e Apolo Braz [monitor].

domingo, 19 de junho de 2011

Notas sobre resenha (MAGALHÃES, 2009; SEVERINO, 2002) [texto 12 ]

          A resenha é uma síntese, geralmente sobre um livro, publicada em periódicos. Tem por objetivo oferecer uma análise inicial sobre o conteúdo da obra resenhada, servindo para auxiliar na decisão de incorporação ou não da obra na revisão de literatura em andamento, despertando ou não o interesse em ler o livro na íntegra.
         A resenha classifica-se em crítica, quando prioritariamente se manifesta em relação ao conteúdo do texto; informativa, quando apenas expõe o seu conteúdo; ou crítica-informativa, quando expõe o conteúdo do texto e faz comentários sobre o mesmo.
         Em relação à sua estrutura, geralmente a resenha é dividida em três partes: pré-textual, textual e pós-textual. A pré-textual contém o título, autoria da resenha e os dados da obra. A textual contém as informações exposição de suas características centrais, com uma visão precisa do conteúdo. Na parte textual, deve-se contextualizar a obra no conjunto do pensamento do/a autor/a, destacando o assunto, objetivos, a idéia central e os seus argumentos. Ao final da resenha, deve-se tecer um comentário sobre o texto, com a avaliação do resenhista, destacando aspectos positivos e/ou negativos do mesmo, evitando-se críticas ao autor, direcionando-as à obra resenhada. O comentário também pode ser intercalado ao longo da resenha, com as informações sobre a obra. A parte pós-textual contém as referências bibliográficas consultadas pelo resenhista, caso existam.


Referência Bibliográfica

MAGALHÃES, I. Teoria crítica do discurso e texto. In.: VOTRE, S.J. Desenvolvendo a competência comunicativa em gêneros da escrita acadêmica. Niterói: EDUFF, 2009. p.57-58.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. p.107-108.