Esse blog faz parte do projeto "Blogando: o uso do blog como ferramenta pedagógica", da disciplina Leitura e elaboração de textos acadêmicos I, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense/RJ. O blog visa auxiliar os alun@s na prática de leitura e produção textual, requisito da vida acadêmica, funcionando como uma ferramenta de apoio didático. Para tal, estaremos "bloggando" no intuito de postar textos sobre os conteúdos da disciplina, além de informações afins.
Saudações acadêmicas, Prof. Dr. Fabiano Pries Devide e Apolo Braz [monitor].

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Notas sobre "Metodologia Científica: teoria e prática" e sobre "Filosofando: Introdução à Filosofia" (ARANHA, 2007; CRUZ, RIBEIRO, 2004) [Textos 4 e 5].


“(...) pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o
sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. (...) Se de início
o homem precisa de crenças e opiniões prontas (...) em outro (...)
é preciso que ele seja capaz de ‘reintroduzir o caos’, criticando
as verdades sedimentadas, (...) de modo a alcançar novas interpretações
da realidade” (ARANHA, MARTINS, 2004, p. 21)

Os textos de Aranha (2007), Cruz e Ribeiro (2004) abordam o tema “conhecimento”. Ambos corroboram a idéia de que o conhecimento pode ser classificado em conhecimento do senso comum (ou espontâneo) e conhecimento científico; enquanto Cruz e Ribeiro (2004) também apresentam os conhecimentos teológico e filosófico.
Segundo os autores/as, o conhecimento do senso comum possui as seguintes características: i) é superficial e ametódico, desprovido de uma sistematização; ii) é empírico, pois se constitui a partir da resolução de problemas do cotidiano, através de experiências do sujeito; iii) é ingênuo e acrítico, pois não é reflexivo ou propõe questionamentos; iv) é fragmentário, particular e subjetivo, por estar relacionado ao juízo de valor pessoal. Por tais características, esse conhecimento possui um componente ideológico, podendo servir como forma de manipulação ou imposição de idéias. Sendo assim, é importante transformá-lo em “bom senso”, assumindo um caráter crítico e coerente, para que não se torne presa do saber ilusório.
O conhecimento científico surgiu com os filósofos gregos, com a finalidade de encontrar respostas e/ou verdades sobre os fenômenos estudados. Entre suas características, as autoras enumeram que esse conhecimento: i) busca a generalidade, pelas relações estabelecidas com o objeto investigado; ii) é sistemático; iii) almeja a objetividade; e iv) utiliza o método científico, através da aplicação  testes e verificação, com vistas a descobrir regularidades e fazer generalizações. A aplicação do conhecimento científico colabora para que ocorra desenvolvimento de tecnologias e melhoria da vida cotidiana, desde que seja desenvolvido no contexto de uma ética científica.
Referências Bibliográficas
ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2007. p. 127-131.
CRUZ, C.; RIBEIRO, U. Metodologia Científica: teoria e prática. Rio de Janeiro: Axcel, 2004. p. 32 – 36.

Nenhum comentário:

Postar um comentário