Esse blog faz parte do projeto "Blogando: o uso do blog como ferramenta pedagógica", da disciplina Leitura e elaboração de textos acadêmicos I, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense/RJ. O blog visa auxiliar os alun@s na prática de leitura e produção textual, requisito da vida acadêmica, funcionando como uma ferramenta de apoio didático. Para tal, estaremos "bloggando" no intuito de postar textos sobre os conteúdos da disciplina, além de informações afins.
Saudações acadêmicas, Prof. Dr. Fabiano Pries Devide e Apolo Braz [monitor].

sábado, 2 de abril de 2011

Notas sobre o "memorial" [Texto 1]

O Memorial [1] é um trabalho relevante no meio acadêmico e profissional, introduzindo o projeto de trabalho do autor/a no seu projeto pessoal maior. Severino (2002) interpreta o memorial como uma:

(...) retomada articulada e intencionalizada dos dados do curriculum vitae (...) trata de se ter uma percepção mais qualitativa (...) pelo próprio autor (...) constitui, pois, uma autobiografia, configurando-se como uma narrativa simultaneamente histórica e reflexiva. (p. 141-142).

Em termos gerais, o memorial é útil em termo institucional e de avaliação da trajetória pessoal na profissão. Caracteriza-se como um relato histórico, analítico e crítico, que pretende expressar e situar as vivências do seu autor/a no âmbito histórico – cultural, trazendo o posicionamento teórico/prático, as influências e avaliações da carreira.
Deve conter a fase de formação do autor/a, seus investimentos e experiências no âmbito da atividade profissional, o amadurecimento intelectual, e por fim indicar que caminhos almeja seguir na vida acadêmica ou profissional. Em sua construção textual, recomenda-se o uso de tópicos, retratando fielmente a trajetória percorrida, de forma autêntica e crítica.


Referência Bibliográfica 


SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002. p. 141-143.

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